A jovem Amábile, desde menina cuidava dos doentes e da capela de Vígolo, em Santa Catarina! Seria um dia conhecida como Madre Paulina, primeira Santa brasileira!
Conheça sua biografia, seu santuário ...
Amábile Lúcia Visintainer nasceu em Vígolo Vattaro (Trento, Itália), em 16 de dezembro de 1865. Devido à grande crise econômica do Sul-Tirol, em 1875 veio com a família para o Brasil. No Estado de Santa Catarina, no atual município de Nova Trento, deram início à localidade de Vígolo, onde entre os 14 e 15 anos Amábile com sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi começou a cuidar dos doentes, do catecismo e da limpeza da capela de São Jorge. Em 1890, junto com a amiga Virgínia, Amábile acolheu e cuidou de uma doente de câncer, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Na profissão religiosa, Amábile assumiu o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Guiou com simplicidade e sabedoria a Congregação, fundando escolas, hospitais, educandários e asilos. Em 1903, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos e seus descendentes órfãos em São Paulo, capital. Demonstrou obediência e humildade heróicas, em 1909, quando foi destituída do cargo de Superiora Geral e enviada a trabalhar com os doentes e idosos em Bragança Paulista, sem poder nunca mais ocupar cargo algum na sua Congregação. Viveu, portanto, 33 anos no escondimento como simples religiosa até sua morte, no dia 9 de julho de 1942.
Oração Ó Madre Paulina, vós que pusestes toda a vossa confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, vos decidistes ajudar vosso povo sofrido, nós vos confiamos a Igreja que tanto amais, nossas vidas, nossa família, a vida religiosa e todo o povo de Deus. (pede-se a graça desejada) Madre Paulina, intercedei por nós junto ao Pai afim de que tenhamos a coragem de lutar na conquista d um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém!
*Conheça sua vida: BIOGRAFIA *outras INFORMAÇÕES: processo de canonização, endereços... *BIBLIOGRAFIA E LINKS sobre Santa Paulina
|